round image on layout top

Zaloa’s Studio

3 de julho de 2014 por Déa divider image

Existem algumas bonecas cuja maternidade/paternidade não tem como ser contestadas, e isso se aplica facilmente à Zaloa. Desde eyechips impecáveis, passando por reroots incríveis e chegando à bonecas maravilhosas. Amy já está no mundo blythe há bastante tempo, e para muitos colecionadores ela parece estar aqui desde sempre. Ainda assim poucos conhecem a simpática figura por trás do Zaloa’s Studio.

 008

Amy Artemenko vive no norte da Califórnia com o marido e dois filhos pequenos. Apesar de ser uma antropóloga cultural, e ter trabalhado por muitos anos na área de saúde mental, ela optou por se concentrar na nada fácil, mas sempre prazerosa tarefa de ser mãe em tempo integral, além de lógico, customizadora de blythes. Ela ama viajar, estar com sua família, as artes, estar cercada por pessoas criativas, comidas e bebidas étnicas, ou seja, está sempre aberta para novas experiências.

 002

Como muitos, ela conheceu as blythes por acaso, ao fazer uma pesquisa sobre Margret Keane – artista famosa por suas pinturas de crianças com olhos grandes e expressivos. Conta que ao ver a boneca ficou instantaneamente intrigada, mas que foi principalmente sugada pelas bonecas customizadas, com re-roots e um estilo único roupas feitas à mão. “Fiquei hipnotizada por semanas, enquanto lia sobre sua história e descobria colecionadores e customizadores capazes de capturar algo emocional em uma boneca de plástico”, diz. Como precisava ver uma pessoalmente, comprou sua primeira doll poucas semanas depois.

 009

Começou a customizar já com esta primeira boneca, que foi comprada com essa intenção. Ainda assim conta que levou dois meses para terminá-la, pois não sabia muito bem o que estava fazendo. Lembra que usou o pucci colective e tudo foi na base de muita tentativa e erro, e que também lhe fez um re-root de mohair. Esta customização foi vendida para alguém de Nova Iorque, e ela desenvolveu uma amizade com esta pessoa, que dura até hoje. Amy calcula que já deva ter feito mais de 100 blythes, mas acha que ainda tem muito a aprender e espera sempre evoluir como artista.

 007

Amy retira inspiração para suas dolls de todos os lugares, desejando sempre que elas transmitam emoção, que tenham uma alma, como se tivessem uma historia, uma vida. Dentre seus colegas customizadores, não consegue citar um nome entre seus preferidos, mas garante sentir um carinho especial por aqueles que começaram na mesma época que ela, os quais ela pode observar se desenvolver e amadurecer.

 006

Ela conta que customizar blythes deixou de ser apenas um hobby quando foi selecionada como finalista no Blythe Beauty Contest em 2009. Convidada pela Junie Moon para ir até o Japão participar do evento, naquele momento ela estava fazendo apenas encomendas, e sua lista cresceu de tal forma que ela ficou ocupada pelo ano inteiro. “Foi um momento muito legal”, ela diz, “pois comecei a trabalhar com pessoas ótimas e minhas habilidades foram ficando cada vez melhores”. Afirma ainda que a customização será para sempre parte da sua vida, pois ama todo o processo envolvido.

 005

Já quanto às bonecas stock, tem predileção pelas EBLs e RBLs, sendo a Love Mission (“pelo cabelo fantástico e face EBL”) e a Miss Sally Rice (“pelo seu tom de pele translúcido”) suas escolhas quando indagada. Ela não vê necessidade de nenhum tipo de modificação nas bonecas lançadas pela Takara, fazendo ressalvas apenas para a qualidade: “Os lançamentos dos últimos dois anos decaíram muito, prefiro trabalhar com RBLs antigas e EBLs”.

 004

Perguntada se possui uma “mini me”, ela revela que não, mas que tem planos de fazer uma boneca de sua filha, usando o cabelo da menina. Aliás, Amy recebe muito apoio de sua família em suas atividades, e a sua filha de nove anos é uma das suas maiores fãs: “ela ama o que eu faço”, diz.

 001

E para os brasileiros, algum recado? “Gostaria de dizer o quanto eu adoro as pessoas que conheci no Brasil. Tenho amigos lá que são como família. São gentis e graciosos com grandes corações. Há tanto talento entre os customizadores, fotógrafos, designers e colecionadores brasileiros, e eu respeito eles todos”.

 003

Você pode conhecer mais sobre a Amy e seu belíssimo trabalho nos seguintes links: http://www.flickr.com/photos/30087222@N07/  e  http://zaloasstudio.blogspot.com.br/

Blytheira, possuidora de duas mãos esquerdas, rainbow freak, metida a engraçadinha e dona da Columbia!

Déa

Ver todos os posts de Déa
Andréa's website


One Response to Zaloa’s Studio

  • Adorei saber um pouco mais sobre esta pessoa incrível, talentosa, educada e linda
    e como sempre acontece viajamos na leitura deste texto muito bem escrito
    beijos cada dia gosto mais deste mundo que me encontrei…
    Carla

    Responder


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment


Username*

Email*

Blog / Homepage?



bottom round image

footer blue big nice

footertop right
Copyright © by Blythe.com.br | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Dueto.net.