round image on layout top

Blusão Raglã para Blythe

21 de abril de 2011 por Samara divider image

Este post é de um ano atrás mais ou menos. Repostando!!! Bom tricô!!!

 

 

Nessas férias, e nesse calor, cismei de aprender a fazer tricô para Blythe!! Depois de muito procurar, decidi usar a receita de blusão Basic Top Down Raglan Sweater. A receita está em inglês, e desde os oito anos que eu não pegava em uma agulha de tricô (e naquele tempo só sabia ponto tricô). Esse post é para mostrar que dá sim pra gente fazer uma blusa pras nossas bonecas sem saber nada de tricô, só com teimosia e a ajuda dos vídeos que podemos encontrar no youtube para aprender tudinho!!

 

Na receita, ela lista o que precisaremos:

  • agulha de tricô 2 mm
  • 4 marcadores para tricô (são argolinhas, há no mercado argolinhas próprias para tricô, mas você pode usar a criatividade)
  • 30 cm de lã numa cor bem diferente da lã que você vai usar para o blusão
  • agulha de costura para costurar colchetes
  • agulha grossa (para passar fio de lã)
  • lã fininha (para roupinhas de bebê ou meias)
  • 2 colchetes
  • linha de costura na cor da lã

 

Eu já comecei na gambiarra, usei uma lã mais grossa do que a recomendada (Cuba da Paramount, recomendada para usar com agulhas 4 ou 5 no Brasil ou 6-8 da numeração americana). Não recomendo essa lã, recomendo alguma como a Pingouin Baby! Usei agulhas 2,75 mm (pontas duplas). Ao invés de treinar os pontos e depois começar a fazer o blusão, já saí fazendo o blusão. Não é o melhor jeito de começar, mas para quem é impaciente, tá valendo kkkkkk No meu caso, o blusão não ficou perfeito, mas nada muito perceptível, eu fiquei feliz com ele! Na segunda vez, tentei com lã bem mais fina.

Alguns termos de tricô em inglês e em português (não se assuste, com calma a gente faz tudo kkkkk!!!):

  • Cast-on, garterstitch, bind-off (Cast-on é colocar os pontos na agulha, Row 1 é carreira 1 ela faz o ponto meia, Row 2 ela faz o ponto meia também, depois é o bind-off que é como retirar os pontos da agulha, tem vários jeitos, eu não usei esse por exemplo, usei o que tem aqui).
  • Purl stitch (ponto tricôknit stitch (ponto meia)
  • sigla knknit n stitches (n pontos meia)
  • sigla pnpurl n stitches (n pontos tricô)
  • k2tog (dois pontos meia juntos, para diminuir, 2mj)
  • m1l (make one left) – aumento esquerdo – esse eu acho o mais chato de fazer, tem um vídeo em português, a partir do tempo 2:28 do vídeo ela mostra como fazer bem devagar.
  • m1r (make one right) – aumento direito
Lista do que devemos saber para fazer o blusão:

  • ponto meia e ponto tricô (knit e purl)
  • Stockinette: ponto meia nas carreiras ímpares de ponto tricô nas carreiras pares
  • Ribbing 1/1 (barra 1/1): 1 ponto meia, 1 ponto tricô, 1 ponto meia, 1 ponto tricô, … até o final
  • como aumentar um ponto (m1l e m1r)
  • como fazer dois pontos juntos (para diminuir)

Eu assisti cada um dos vídeos umas 100 vezes, porque eu sou lerda e sem coordenação motora kkkkkkk O bom de aprender com vídeo é que a tia que tá explicando não vai reclamar com você se você precisar repetir, então o negócio é abusar e teimar muito!!

A blusa é feita da gola para baixo, ou seja, o pior você faz no começo, depois fica mais simples, portanto não desanime achando que você não leva jeito pra coisa, o começo é mais complicadinho mesmo.

No tutorial ela separa em partes: Raglan (gola até o começo das mangas), Arms (mangas), Body (corpo), Finishing (finalização).

 

Raglan –  Temos que colocar 24 pontos na agulha!! Empolgação, hein!!! Segui esse vídeo (do início até o tempo 1:50). Repare que você faz o primeiro nó deixando uns 25 cm de lã na ponta, essa ponta (yarn end) ficará enrolada no dedão, como ela mostra no vídeo, e a ponta que está no novelo (yarn ball), você vai dando as laçadas. Eu achei super difícil para formar o primeiro lacinho para colocar na agulha, sério, penei!! se você procurar por aí tem várias maneiras diferentes de colocar os pontos na agulha, eu achei esse o mais simples, mas pesquise e escolha o melhor jeito para você!

Depois de estar com os 24 pontos na agulha, agora ela pede para fazer:

3 first rows: 1/1 ribbing: (k1,p1) repeat from ( to ) until the end.

que é: fazer barra 1/1 para as 3 primeiras carreiras. Para fazer barra 1/1: comece sempre fazendo ponto meia, segundo ponto faça tricô, terceiro meia, quarto tricô, …, até o final. Terminou a primeira carreira, comece a segunda, de novo fazendo primeiro o ponto meia, etc…  Uma opção bem mais simples, é fazer as 3 carreiras somente com ponto tricô, fica um efeito legal também, é mais rápido e mais simples. Então recomendo, na primeira tentativa, substituir as 3 carreiras de barra 1/1 por 3 carreiras de ponto tricô.

Terminando as 3 primeiras carreiras, separe seus marcadores (argolinhas) para se preparar para a carreira 4!!!

Na carreira 4 você vai fazer somente ponto tricô: faça 5 pontos, coloque a argolinha (marcador) na agulha direita, continue e faça mais 4 pontos, coloque a segunda argolinha na agulha direita, faça mais 7 pontos, coloque a argolinha na agulha direita, faça mais 4 pontos, coloque a quarta argolinha, faça mais 4 pontos.

Resumindo: 5 – argola – 4 – argola – 7 – argola – 4 – argola – 4

Pronto a carreira terminou! e você ainda tem 24 pontos.

Agora a coisa começa a esquentar! Vamos começar a aumentar os pontos: de 24 para 32!

Carreira 5:

  1. faça ponto meia até chegar na argolinha
  2. com a argolinha ainda na agulha esquerda, faça o ponto m1r
  3. leve a argolinha para a agulha direita (IMPORTANTE)
  4. faça 1 ponto meia
  5. faça m1l
  6. faça ponto meia até chegar na próxima argolinha
  7. repita os passos 1 até 6
no final da carreira 5 você terá 32 pontos.

Carreira 6: é uma carreira par, você fará ponto tricô nela, sem aumentar nada, só tricô até o final. Cuidado para não mudar as argolinhas de posição, quando encontrar com uma, apenas passe para a agulha direita e continue.

Carreira 7: é uma carreira ímpar, faça como a carreria 5 (aumentará + 8 pontos)

Carreira 8: faça como a carreira 6

Faça assim até a carreira 16 (carreira par, faça só ponto tricô), você saberá quando é a 16, porque terá 72 pontos!

Quando você terminar a carreira 16, você pega a agulha com a de outra cor e começa a passar a agulha pelos pontos da agulha de tricô. Você vai pegar os 11 primeiros pontos e passar a lã de cor diferente por eles, soltanto aos poucos da agulha de tricô.

Os 15 próximos pontos, você vai passando devagar para a outra agulha de tricô (parte que será a manga)

 

Os próximos 20 pontos, você vai passar a agulha com a de outra cor por eles, soltando aos poucos.

 

Os próximos 15 pontos, coloque na agulha de tricô (junto com os outros que você já tinha colocado, essa será a outra manga).

 

Os 11 pontos restantes, passe a agulha com a de outra cor novamente.

 

Agora passe os pontos que estão na agulha para a outra agulha (são os pontos das duas mangas). Essa complicação de passar de uma agulha para outra é porque você tem que estar com os pontos prontos para fazer uma carreira de pontos meia, isto é, o lado direito do tricô de frente para você e não o avesso (o que você tricota tem lado direito (trancinhas) e lado do avesso (ondinhas)). Se você usar uma agulha com pontas duplas, não precisa passar os pontos para a outra agulha, basta deixar o lado direito do tricô de frente para você (carreira em que fazemos pontos meia) e seguir as instruções a seguir.

 

Obs: se você errou algum aumento, não terá 72 pontos no final, se tiver algo próximo disso, tente manter a proporção de pontos acima o melhor que puder (11, 15, 20, 15, 11), lembrando que a parte dos 20 pontos é a frente do blusão então se tiver um número diferente talvez não afete tanto quanto afetará  na manga e na parte traseira do blusão.

Mangas – Com os pontos das duas mangas na agulha esquerda (lado direito de frente para você), você vai trabalhar primeiro com uma manga até o final, depois com a outra. Se você tem outro novelo* da mesma lã, pegue ele, amarre a linha do novelo novo no primeiro ponto da agulha.

 

Agora você vai fazer a primeira carreira com ponto meia, a carreira seguinte com ponto tricô, e assim por diante, até o comprimento desejado (o tutorial sugere 5,5 cm desde a primeira carreira, mas eu fiz um pouco maior).

 

Para fazer o punho da manga, quando estiver do lado do avesso (carreira em que você normalmente faz ponto tricô), faça barra 1/1. Repita nas duas carreiras seguintes (novamente, pode substitui por carreiras de ponto tricô).

*No tutorial ela aconselha você a ter dois novelos da mesma lã, pois quando você começa a fazer as mangas, usará um novelo novo, o primeiro estará preso na outra parte da blusa. Caso não tenha um novelo extra (ou não ache a outra ponta do novelo), deixe 15 m de lã na parte do raglan para usar depois para continuar o corpo. Corte depois de 15 m e então o mesmo novelo para as mangas.

Agora é hora de tirar a primeira manga da agulha: siga esse vídeo. Quando tiver só uma argolinha sobrando, corte a linha deixando uns 20 cm e passe a linha pela argolinha, aperte. Prontinho!

Agora, na sua agulha, ainda falta trabalhar a outra manga, repita as instruções da primeira manga.

 

Corpo – Ao terminar as duas mangas, suas agulhas estarão sem pontos. É hora de fazer o corpo do blusão, usando aqueles pontos que ficaram presos na lã de outra cor. Com cuidado, transfira todos os pontos para a agulha. Com o lado direito de frente para você, comece a carreira fazendo:

  • 10 pontos meia
  • dois pontos meia juntos (k2tog) para unir as duas partes que estão separadas
  • 18 pontos meia
  • dois pontos meia juntos (k2tog) para unir as duas partes que estão separadas
  • 10 pontos meia

 

Agora repare que todos os pontos estão juntinhos na sua agulha. A carreira seguinte será de pontos tricô somente, depois só pontos meia, a seguinte só de pontos tricô até o comprimento desejado. Para fazer a barra, quando estiver do lado do avesso (carreira em que faria pontos tricô), comece a fazer a barra 1/1 (total de 3 carreiras). Retire os pontos da agulha.

 

Finalizando – Vire do avesso e com o pedaço de lã deixado no final da manga, costure. Repita com a outra manga. Esconda o pedaço de lã que sobrou na finalização do corpo do blusão, usando agulha grossa e costurando a lã por dentro para esconder. Coloque os colchetes.

 

Laila

Sissi

Tainá

Betty tem um tutorial mostrando como ela modificou a receita para fazer um blusão com mangas maiores. Ela começa com 32 pontos (diz que tem pontos muito apertados) e o resto é basicamente igual. Vale a pena conferir!!!

Tricoteiras do flickr se souberem de alguma dica/receitas que quiserem compartilhar em um post ou apenas dar um toque, tudo é muito bem-vindo!!!

 

Meninas que quiserem se aventurar, qq coisa só dar um grito que a gente se une pra desenrolar qq novelo kkkkkkkkkk

Samara

Ver todos os posts de Samara
Samara's website


2 Responses to Blusão Raglã para Blythe

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment


Username*

Email*

Blog / Homepage?



bottom round image

footer blue big nice

footertop right
Copyright © by Blythe.com.br | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Dueto.net.