round image on layout top

Casaco com Capuz

3 de setembro de 2011 por Samara divider image

Receita de um casaco com capuz para a sua Blythe, o NxtDrGrrl Hoodie por Paula.

Material:

  • lã fininha
  • agulhas de tricô 2,75mm
  • 4 marcadores (argolinhas)
O casaquinho é feito de cima para baixo.

Abreviação:

Você também tem que saber como aumentar mais de um ponto no início e no final de uma carreira (vídeo aqui). Também dá pra usar um dos métodos de colocar pontos na agulha para acrescentar pontos, veja aqui). Como nunca é demais ver outros vídeos: como colocar pontos no início e no final.

Capuz

Coloque 61 pontos na agulha (esse vídeo do início até o tempo 1:50 ou esse vídeo)

  1. 1m, 1t, 1m, 55m, 1m, 1t, 1m
  2. 1m, 1t, 1m, 55p, 1m, 1t, 1m
Repita 1. e 2. até que a peça tenha 9,5cm. Lembre de sempre fazer no início e no final de cada carreira uma barrinha de ponto arroz: 1m, 1t, 1m. Ela serve para a beirada do trabalho não enrolar.

Antes de chegar em 9,5cm, comece a colocar os marcadores: coloque o primeiro depois do 15༠ ponto, o segundo marcador depois do 30༠ ponto, o terceiro marcador depois do 31༠ ponto, e o quarto marcador depois do 46༠ ponto.

Diminuição (comece com o lado direito de frente pra você):

  1. 1m, 1t, 1m, ponto meia até dois pontos antes do marcador, 2mj, passe o marcador para a outra agulha, ssk, ponto meia até dois pontos antes do marcador, 2mj, passe o marcador para a outra agulha, 1m, passe o marcador para a outra agulha, ssk, ponto meia até dois pontos antes do marcador, 2mj, passe o marcador para a outra agulha, ssk, ponto meia até sobrarem três pontos, 1m, 1t, 1m.
  2. 1m, 1t, 1m, ponto tricô até sobrarem três pontos na agulha, 1m, 1t, 1m (passe os marcadores para a outra agulha, conforme chegue neles).

Repita 1. e 2. até que você tenha 25 pontos na agulha (direito da peça). Próxima carreira (avesso da peça): 1m, 1t, 1m, 19t, 1m, 1t, 1m. Pode retirar os marcadores na próxima carreira.

Gola


Coloque mais 3 pontos no início da carreira, faça 1m, 1t, 1m neles. Nos próximos 25 pontos, trabalhe em barra 1/1. Coloque mais 3 pontos no final da carreira, faça 1m, 1t, 1m neles; nos próximos 25 pontos, trabalhe em barra 1/1; nos três pontos finais: 1m, 1t, 1mComo colocar mais pontos, veja a parte colorida. Você tem 31 pontos na agulha agora.

Na próxima carreira (lado direito de frente para você): faça 1m, 1t, 1m; nos próximos 25 pontos, trabalhe em barra 1/1; nos três pontos finais: 1m, 1t, 1m.

Corpo*

  1. (avesso da peça) 1m, 1t, 1m, 3t, coloque um marcador, 5t, coloque um marcador, 9t, coloque um marcador, 5t, coloque um marcador, 3t, 1m, 1t, 1m.
  2. (direito da peça) 1m, 1t, 1m, pontos meia até um ponto antes do marcador, faça um kfb no ponto anterior ao marcador, passe o marcador para a outra agulha, faça um kfb novamente; pontos meia até um ponto antes do marcador, faça um kfb no ponto anterior ao marcador, passe o marcador para a outra agulha, faça um kfb novamente; faça isso enquanto tiver marcadores. Termine com pontos meia e nos últimos três pontos 1m, 1t, 1m. Você tem 8 pontos a mais na agulha.
  3. 1m, 1t, 1m, faça ponto tricô até sobrarem 3 pontos, 1m, 1t, 1m (passe os marcadores para a outra agulha, conforme chegue neles).
Carreiras 4-11: repita 2. e 3. até ter 71 pontos na agulha (termine no avesso da peça).

*você pode seguir a parte do raglã do outro tutorial se quiser, até o final do casaco. O que muda é que no início e no final de cada carreira você faz sempre 1m, 1t, 1m.

Mangas

Carreira 12 (direito da peça): 1m, 1t, 1m, faça pontos meia até chegar no marcador (retire) e retire esses 11 pontos da agulha, passando lã de outra cor para segurar (esses pontos serão a parte da frente esquerda, imagine você vestido o casaco para entender quando ela diz lado esquerdo ou direito no tutorial).

Faça pontos meia nos próximos 15 pontos (manga). Retire o marcador.

Retire os próximos 19 pontos (costas) da agulha (sem tricotar antes), passando lã de outra cor para segurar. Retire o marcador.

Usando outro novelo (ou a outra ponta do mesmo novelo), amarre no primeiro ponto da agulha e faça 15 pontos meia (manga). Retire o marcador.

Retire os 11 pontos restantes da agulha, passando lã de outra cor para segurar (esses pontos serão a parte da frente direita).

Trabalhe as duas mangas ao mesmo tempo: alterne entre carreira só de pontos tricô e carreira só de pontos meia por 14 carreiras.

Faça 3 carreiras em ponto arroz em cada manga (punhos).

Agora é hora de tirar a primeira manga da agulha: siga esse vídeo.
Quando tiver só uma argolinha sobrando, corte a linha deixando uns 20 cm e passe a linha pela argolinha, aperte. Repita com a outra manga.

Corpo

Com o lado direito de frente para você, coloque os 11 pontos da parte da frente esquerda na agulha direita e os demais pontos na agulha esquerda.

Amarre a ponta do novelo no primeiro ponto depois da manga esquerda (imagine você vestindo o casaco, a manga esquerda).

Faça pontos meia até chegar nos últimos 3 pontos, em que você faz sempre 1m, 1t, 1m.

Alterne entre carreria só de pontos tricô (avesso) e carreira só de pontos meia (direito). Lembre de sempre fazer no início e no final de cada carreira uma barrinha de ponto arroz: 1m, 1t, 1m. (41 pontos na agulha)

Faça isso por 11 carreiras ou até o comprimento desejado.

Faça 3 carreiras em ponto arroz para finalizar. Retire os pontos da agulha (vídeo).

Costure as mangas e a parte de cima do gorro. Esse vídeo mostra um jeito perfeito de costurar o tricô e não ficar nadica aparecendo, para as mangas é perfeito (mattress stitch)!!! Já para a parte do gorro, costure normal, ou como a figura abaixo.

Jo

Laila

Tainá - Gorro com Capuz

A autora, Paula, permite que você venda peças tricotadas usando essa receita, mas que dê o crédito, mencionando: NxtDrGrrl Hoodie.

Se você fizer um, coloque a tag “NxtDrGrrl Hoodie Blythe.com.br” e seu casaquinho vai aparecer aqui no site em um slideshow!

Agradecemos à Paula por ser tão bacana, disponibilizando a receita em inglês e dando liberdade para que pudéssemos traduzir e postar aqui e no Ravelry para as Blytheiras do Brasil!!!!

One Response to Casaco com Capuz

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Username*

Email*

Blog / Homepage?

Comment


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



bottom round image

footer blue big nice

footertop right
Copyright © by Blythe.com.br | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Dueto.net.