BLYTHES "GENÉRICAS"

Se você quer saber se algo é sucesso , pergunte se já existe uma cópia!

É com essa máxima que começamos essa seção.

Aqui usaremos o termo GENÉRICAS para falar sobre todas as bonecas de origem "duvidosa" mesmo que com peças originalmente de fábrica ou bonecas réplicas que não são produzidas na fábrica oficial.

Mas antes de tocar nesse assunto polêmico é importante ressaltar que de alguns anos pra cá, o trabalho de customização em Blythes originais ou réplicas tem se aprimorado tanto, que vezes para nós reles mortais é difícil identificar qual o tipo de boneca e sua origem, porém os artistas que trabalham com as bonecas e as customizam conseguem informar e possuem essa obrigação de instruí-los caso sua boneca não seja original.

Podemos hoje elencar 2 tipos de blythes genéricas.

1. Factorys - As primeiras bonecas de “fábrica” começaram a aparecer no mercado por volta de 2008. Essas bonecas pareciam ser feitas de peças de fábrica e montadas em uma variedade de combinações. Quando essas bonecas apareceram pela primeira vez, eram vendidas no eBay e a história das bonecas era desconhecida. Mais tarde, descobriu-se que estas bonecas eram feitas de peças roubadas de fábrica que não passaram nos testes de qualidade. Independentemente da origem, esses bonecos não são lançamentos oficiais e muitos os rotulam como falsos ou falsificados.

Takara mudou de fábrica e os bonecos de “fábrica” começaram a desaparecer. No entanto, novas bonecas rotuladas como bonecas de fábrica começaram a surgir. Essas bonecas não eram da mesma qualidade e pareciam um pouco diferentes. Esses bonecos, normalmente encontrados em sites de leilões e vendas, costumam ser rotulados como de fábrica ou TBL. Essas bonecas não são feitas de peças de fábrica e são bonecas Blythe falsificadas ou falsas.

2. TBLS - O termo TBL foi cunhado por um colecionador e artista Blythe chamado Dr. Blythenstein. Os moldes de rosto de boneca Blythe normalmente começam com uma letra e depois "BL". À medida que muitas bonecas falsas de fábrica começaram a aparecer em um site chamado Taobao (semelhante ao eBay, este site vende muitas coisas da China; a maioria é falsificada), esse termo foi cunhado para ser muito irônico, já que as chama de Taobao Blythe. . Este termo se tornou muito popular na comunidade, no eBay, etc., porém a origem é que ele foi criado em tom de brincadeira. As bonecas TBL não são lançamentos autênticos e TBL não é um rosto genuíno de Takara Blythe

O dilema de comprar ou não comprar, ter ou não ter, segue como debate em rodas de colecionadores mais conservadores.

Fato é que aqui no Brasil, com o dólar nas alturas e o valor crescente da Blythes Originais nos últimos tempos, essas réplicas possibilitaram o acesso de vários admiradores de Blythes.