A inesperada mudança de comportamento de Robert MacNamarach surpreendeu todos no casarão que desde a morte de Elizabeth Maggi estavam desacostumados com tantos preparativos, principalmente com o retorno de parentes e convidados. A primeira a chegar foi Tia Mônica irmã caçula de Maria Theodora Willegrand Maggi mãe da falecida. Tinha um gosto especial por jóias, chapéus, óculos e lenços que deixavam encantadas as moças de Blytheópolis que não estavam atualizadas com as novidades da Europa. Tia Mônica era querida de todos da casa, exceto Mirtes que nunca gostou do seu jeito falante e direto .

A saleta preferida de Elizabeth Maggi ainda guardava um leve odor de sândalo e fez lembrar Tia Mônica das confidências que eram trocadas enquanto jogavam cartas. Antes de sentar-se à mesa seu pensamento foi subitamente interrompido ao avistar Tatyana que continuava exuberante com seus cabelos ruivos e bem arrumados.

Tia Mônica - (batendo palmas) Bravo! Tinha certeza que seria a primeira convidada a se encontrar nessa casa. Onde estão todos? Somente Rudolf o buldogue veio receber-me à porta com um rosnar de dentes e lógico Mirtes, com a mesma semelhança de face e com presas seguramente mais afiadas. AHAHAHAHAHAHAH

Tatyana - Ohohoho Então nada mudou, Mirtes e suas garras, ela lhe odeia.

Tia Mônica - Eu a adoro por isso. Minha cara Tatiana, que prazer revê-la. Devo felicitá-la por mais um prêmio no enxadrismo? Como foi a viagem?

Tatyana - Cansativa, mas enfim estou aqui!

Tia Mônica - Então sente-se e vamos jogar cartas! Mirtes disse à pouco que Robert logo vem juntar-se à nós.

Tatyana - Oh que covardia querida você sempre ganha no carteado de todos.

Tia Mônica - Ahahahahaha nem todos minha cara, Robert é imbatível.

Tatyana - Sim e encantador.

Tia Mônica - Hummmm esse seu retorno é o que estou pensando?

Tatyana - Tia Mônica, eu fui convidada. Ahahahahah

Tia Mônica - E por falar...Meu querido Robert, estávamos conversando sobre você.

Robert - Bem, espero. rs (cumprimentando-as com um beijo na mão)

Tatyana - Feliz agora por revê-lo Robert. Você sabe o que me traz aqui, não?! Recebeu a carta que lhe mandei?

Robert - Sim, conversamos depois sobre isso Tatyana!

Tatyana - Ótimo,rs! Bom meus queridos campeões do carteado, vou deixá-los e descansar um pouco da viagem! Canta para nós hoje à noite Tia Mônica como antigamente? Saudade das suas canções.

Tia Mônica - Irei torturar seus ouvidos como nunca! Ahahahaha

Robert - Modesta.rs

Tia Mônica - Venha meu querido, preciso lhe perguntar umas coisas.

Robert - Claro Tia Mônica, jogamos uma partida enquanto conversamos. Não posso me demorar pois tenho um compromisso importante, rs

Alegrava-se ao dizer essas frases reticentes enquanto estava a poucas horas de encontrar a responsável por devolver-lhe o sorriso à face.