Aquele dia havia sido exaustivo na Barbearia Le Moustache do Sr. Ubirajara. Passion estava desde cedo juntando coragem para pedir o aumento de salário pois mais um mês de aluguel atrasado talvez seria exigir demais da paciência do Sr. Ubirajara, o dono da casa.

Teria que ser naquele momento, afinal o último cliente estava sentado confortavelmente em sua cadeira aguardando a finalização do serviço. Sr. Ubirajara parecia de bom humor!

Passion - Hãmm, Sr Ubirajara desculpe lhe incomodar mas preciso muito lhe falar!

Sr. Ubirajara - O que foi Passion? Pode falar aqui mesmo!

Passion - Mas aqui?

Sr. Ubirajara - Sim pode falar aqui mesmo!

Passion - Então... eu preciso muito de um aumento Sr. Ubirajara! Como sabe estou com atraso no aluguel, e com o salário que recebo não vou conseguir quitar a minha dívida. Quem sabe nessa semana de Natal onde os corações estão mais afetuosos o Sr. possa atender meu pedido! Tenho feito bolos à noite para vender mas não tem sido suficiente.

Sr. Ubirajara - Hummm, depois falamos !

Enquanto varria o chão com o pensamento distante, alguém a observava atentamente admirado com a sua beleza. Passion tinha uma candura ao falar e de certa forma despertou a atenção de Robert MacNamarach que de alguma forma lembrou a falecida esposa igualmente amorosa e gentil. Era a primeira vez que a memória da esposa apresentava-se a ele mais suportável.

Após a saída do cliente, o Sr. Ubirajara chegou-se à Passion e lhe disse.

Sr. Ubirajara - Passion, este cliente que estava sentado ali você sabe quem é?

Passion - Desculpe, não prestei atenção.

Sr.Ubirajara - É o Sr. MacNamarach banqueiro, homem de muito poder e abastado. Soube que estão precisando de uma auxiliar de cozinha na criadagem. O salário nesta casa é maior do que eu posso pagar !

Passion - Puxa Sr. Ubirajara como estou agradecida!

Sr. Ubirajara - Você é uma mulher trabalhadeira e seu falecido esposo Ribamar era muito amigo! Prometi-lhe quando ainda vivo não desamparar a sua família! Vá à casa dos MacNamarach e fale com Mirtes a governanta! Ela tem uma dívida comigo, não se recusará em atender o meu pedido!

Passion - Obrigada Sr. Ubirajara! Que Deus lhe abençoe neste Natal que se aproxima!

No dia seguinte, já pela manhã Passion e sua filha Abi foram à casa dos MacNamarach a procura da governanta Mirtes.

Em pé à porta verde da área dos fundos tocou a campainha! Não demorou muito para Mirtes vir atendê-la. A expressão de Mirtes era desconfiada e nada amável!

Mirtes - Boa tarde, o que deseja?

Passion - Boa tarde, estou aqui sob recomendação do Sr. Ubirajara para a vaga de assistente de cozinha!

Mirtes - Hummmm,Sr. Ubirajara ! E essa criança?

Passion - É minha filha Abi, mas ela não vai atrapalhar. Prometo trabalhar um pouco a mais se necessário!

Mirtes - Hummm , se foi indicação do Sr. Ubirajara tudo bem! O patrão é cliente dele! Pode começar amanhã cedo! Quando chegar, dirija-se à ala da criadagem seguindo aqui à direita pelo jardim! Procure a Dona Nenê, a Chefe da Cozinha! (fecha a porta)

Passion - (Vibrando de felicidade) Abi filha querida, a mamãe está muito feliz! Amanhã vamos conhecer a Dona Nenê e espero que ela goste de nós !

Abi - Mamãe tem criança nessa casa? Eu vou poder brincar com ela?

Passion - Não sei querida! Mas não deve andar pela casa. Só podemos ficar nessa ala dos empregados!

Abi - Por que?

Passion - Porque é o lugar que a mamãe vai trabalhar!

CONTINUA